Diferença entre Ansiedade e Medo
Você já percebeu que os sintomas de ansiedade são muito parecidos com o que sentimos quando estamos com medo? Sensações como batimentos cardíacos acelerados, respiração ofegante, sensação de que o pior vai acontecer, todos eles são comuns de se sentir quando estamos com medo e ansiosos. Isso nos leva a uma pergunta importante para entender nossos sentimentos.
Medo e ansiedade tem alguma relação?
A resposta é sim. A emoção mais básica por trás da ansiedade é o medo. Tanto a ansiedade quanto o medo são sentidos quando interpretamos uma situação como ameaçadora. A diferença é que o medo se trata de um conjunto de reações a uma ameaça real, já a ansiedade é um conjunto de reações a uma ameaça imaginada. A ansiedade é o medo de algo que estamos imaginando que vai acontecer, e não que está acontecendo de fato.
Vou dar um exemplo: Imagine que você está num ponto de ônibus. De repente aparece uma pessoa, aponta uma arma em sua direção e pede que você entregue seus bens com a condição de que se você não ceder, essa pessoa irá atirar em você. Nesse momento você sente seu coração batendo cada vez mais rápido, sua respiração automaticamente acelera, suas mãos começam a suar e você sente calafrios, ao mesmo tempo você pensa que sua vida irá acabar ali, e outros pensamentos te invadem rapidamente. Nesta situação a ameaça a sua vida é real, e o conjunto de reações que você sentiu é chamado de MEDO.
Imagine agora outra situação. Você está no ponto de ônibus sozinho à noite. Não há ninguém na rua, porém os seguintes pensamentos passam pela sua mente: “Nossa está muito tarde, este bairro é perigoso e esse ônibus está demorando pra passar. Se esse ônibus não passar logo pode ser que alguém venha me roubar”. Após pensar isso você sente aceleração nos batimentos cardíacos, respiração acelerada, tremores nas mãos, pensamento de que o pior vai acontecer, entre outros. Neste caso a ameaça não é real, é imaginada. Desta maneira esse conjunto de reações é chamado de ANSIEDADE. Trata-se de uma antecipação de uma situação ameaçadora que automaticamente gera as reações listadas acima.
E como lidar com essas sensações?
O controle da ansiedade no dia-a-dia pode ser alcançado mediante algumas práticas ou ações pessoais como a prática de atividades físicas, manter uma alimentação saudável, exercitar técnicas de relaxamento como respiração controlada e incluir momentos prazerosos na rotina.
Já em casos de crise de ansiedade, o protocolo ACALME-SE é uma alternativa para lidar com o momento de crise. Clique na imagem ao lado e tenha acesso ao passo a passo do protocolo.
Em alguns casos, ainda que a pessoa se esforce, ela não consegue superar sozinha os distúrbios de ansiedade. Então, a melhor alternativa é buscar ajuda profissional, a fim de reverter a situação e promover a reabilitação da saúde mental e física. A base do tratamento geralmente inclui medicamentos, psicoterapia ou uma combinação dos dois.
Referências
Manual Diagnostico e Estatístico de transtornos mentais. DSM-5
Terapia Cognitiva: Um novo conceito em Psicoterapia. Ana Maria Serra
https://www.minhavida.com.br/saude/temas/ansiedade
https://blog.psicologiaviva.com.br/questionario-ansiedade/
https://hospitalsantamonica.com.br/como-tratar-a-ansiedade-corretamente-o-guia-completo/